quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Continuar no aluguel ou financiar um imóvel? Entenda qual a melhor alternativa

 Pesquisar taxas de bancos e juros é essencial para fechar um bom negócio, segundo especialistas.

Sair do aluguel é o sonho de muita gente. Para conseguir realizá-lo, uma boa alternativa é o financiamento imobiliário.


De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em 2022 o número de financiamento de novos imóveis cresceu 5% no Brasil, se comparado com 2021.


Magnólia Dainesi é diretora administrativa de uma construtora em Araçatuba (SP) e afirma que a procura por financiamento na empresa aumentou 8% no ano de 2022. 


"A empresa já fez mais de 30 empreendimentos na cidade e atualmente está com mais três em andamento. Os bancos possuem diversas soluções de taxas para atender o cliente e ajudar a realização do sonho da casa própria", conta Magnólia.


Para calcular os juros imobiliários, os bancos levam em conta algumas taxas, e a principal delas é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Quanto mais alta a Selic, maiores serão os juros imobiliários. 




Segundo o economista Euclides Teixeira Neto, desde que não ultrapasse 30% de juros, vale a pena financiar. 


"Se ficar em uma faixa inferior a dois dígitos, até 9%, e caber no orçamento da pessoa desde que não ultrapasse os 30%, ainda compensa fazer aquisições. Se passar desse valor, é interessante continuar no aluguel", diz. 


Luiz Gustavo Prata de Oliveira, mora em Araçatuba há 5 anos e decidiu ter a casa própria. 


"Comecei a pesquisar opções de financiamento, foi um longo período, mas acabei financiando uma casa recém-construída em 360 meses com a taxa de juros em torno de 8%", conta. 


"Primeiro a pessoa tem que entender qual o valor de imóvel que ela pode comprar, além de pesquisar bastante sobre as taxas do banco. O ideal é entender as suas necessidades."


fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/mercado-imobiliario-do-interior/noticia/2023/01/31/continuar-no-aluguel-ou-financiar-um-imovel-entenda-qual-a-melhor-alternativa.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário