segunda-feira, 10 de outubro de 2022

IGPM em Outubro de 2022, saiba o que é, e como calcular seu Aluguel

 O IGPM DE OUTUBRO DE 2022 FICOU EM 8,25%, Leia sobre ele e entenda como calcular o reajuste do seu aluguel:

O que é o IGP-M ?

Entenda melhor o que é o índice IGP-M e porque é importante acompanhá-lo

IGP-M é a sigla para Índice Geral de Preços do Mercado. Ou seja, ele se trata de um indicador das variações de preço no Brasil ao longo do ano.

Esse importante indicador foi criado em 1940, e é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) desde então. O objetivo é oferecer uma alternativa confiável para acompanhar a evolução de valores na economia de maneira geral.

O IGP-M é calculado mensalmente com o movimento do preço desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços voltados para o consumidor final.

Além de oferecer um panorama macro da economia, também causa interferência em vários setores e, até mesmo, nos seus investimentos.

A seguir, você encontra mais detalhes sobre o funcionamento e importância do IGP-M.

Para que é usado?

O valor do índice IGP-M é usado como base para o reajuste de diversas tarifas e contratos. Alguns exemplos são a energia elétrica e os aluguéis residenciais e comerciais. Isso é possível porque o IGP-M reflete a situação econômica de maneira mais ampla.

Assim, fica muito mais fácil entender porque esse é um indicador tão importante. Ele poderá impactar suas finanças, seja você um investidor ou não. Por exemplo, o IGP-M é usado em reajustes como:

  • Educação;
  • Imóveis;
  • Energia;
  • Seguros;
  • Saúde.

Isso sem contar que existem algumas aplicações associadas aos IGP-M. Portanto, conhecer e acompanhar esse índice é fundamental.

O que é IGP-M Acumulado?

O IGP-M acumulado é um cálculo feito a partir dos valores mensais do IGP-M. Para isso, é utilizada a mesma base de cálculo dos juros compostos. Vamos entender melhor com um exemplo.

Se em Janeiro de 2019 o índice foi de 0,01% e em Fevereiro, 0,88%, basta multiplicar cada taxa da seguinte forma:

1,0001 * 1,0088 = 1.0089

Assim, o IGP-M acumulado até fevereiro de 2019 foi de 0,89%. No Portal do IBRE, é possível acompanhar a evolução do IGP-M mês a mês. Convencionalmente, também é realizado o cálculo do IGP-M acumulado anual, com o objetivo de melhor acompanhar a evolução do índice.

Um dos principais fatores influenciados pelo IGP-M acumulado é o reajuste anual do aluguel.



Importância para o mercado

O IGP-M é um dos principais indexadores, já que sua abrangência é nacional e ele é medido por uma instituição privada confiável. Assim, é considerado um termômetro da economia brasileira.

Embora seja mais conhecido por ditar os ajustes no aluguel, não é só para isso que o IGP-M é utilizado. Ele também tem impacto nos investimentos.

Alguns ativos que sofrem influência do IGP-M são o Tesouro Direto, Crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA). Assim, mesmo que você não tenha uma aplicação atrelada diretamente ao IGP-M, é importante ficar de olho nele.

Como é feito o cálculo?

O IGP-M é calculado através da combinação de três índices distintos. Cada um desses itens têm um peso diferente no cálculo final. Veja:

  1. IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) – 60%: variações dos preços dos produtos industriais e agropecuários nas transações entre empresas.
  2. INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado) – 10%: custos de construções habitacionais nas sete principais capitais do país.
  3. IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) – 30%: variação de preços das principais despesas do consumidor final. Alguns exemplos são: alimentação, transporte, educação, saúde, vestuário, entre outros.

Quanto mais alto o IGP-M, mais altos ficam os preços. Isso é, um IGP-M alto indica alta na inflação no país.

Quem calcula?

Como mencionamos, o índice IGP-M é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma instituição privada. Mais especificamente, pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

Criada em 1951, essa é uma unidade da FGV que tem como missão analisar, pesquisar e produzir estatísticas macroeconômicas no Brasil.

Período do cálculo 

O cálculo é realizado mensalmente, mas ele também é apresentado de maneira consolidada em relação aos últimos 12 meses. A coleta de dados é realizada entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual.

Todo esse processo é realizado pela FGV, que realiza uma extensa pesquisa de preços em várias regiões do país. São verificados valores médios em setores como:

  • alimentação;
  • artigos de casa;
  • construção civil;
  • comércio;
  • matéria-prima.
Essa informação foi útil para você? Compartilhe com algum amigo, e volte sempre, logo traremos outros assuntos que podem ser de seu interesse! Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário