sexta-feira, 22 de setembro de 2017

05 passos de Como Avaliar um imóvel


Este método só é possível de ser realizado com um número razoável de imóveis similares que servirão de amostra comparativa. Para bens com poucos imóveis similares deve-se utilizar outros métodos de avaliação.

1º – Vistoria do Imóvel a ser avaliado.
Levantamento de dados que influenciarão no valor de mercado de preferência com a checagem das informações pelo número de matrícula do imóvel. Nesse levantamento deverão ser levado em conta dados primários como: Bairro e localização; Metragem da área privativa (incluindo garagem se houver) ; número de dormitórios, suítes e dependências; Garagens, se cobertas ou descobertas; idade do imóvel; andar; posição com relação Norte, Sul, Leste ou Oeste, se está acima ou abaixo do nível da rua;

2º – Pesquisa de Mercado.
Na pesquisa é interessante ter uma amostragem com os valores comercializados de 10 a 20 imóveis similares indo além dos preços dos anúncios em sites de imobiliárias e procurando pelos valores atualizados que os imóveis tenham sido comercializados de fato, nessa pesquisa vai encontrar imóveis que foram negociados e imóveis que estão sendo ofertados. Os preços anunciados muitas vezes possuem um acréscimo para margem de negociação e honorários de intermediação imobiliária. Procure por imóveis similares com metragens, dormitórios, localização e método construtivo o mais parecidos possíveis, o padrão de acabamento é muito importante.
3º - Considerações e Critérios de como avaliar um imóvel:
Ao realizar o método comparativo é preciso que se procure estabelecer critérios de seleção das amostras. Tendo o imóvel a ser avaliado como referência devem se definir amostras que possuam as mesmas características dentro das condicionantes:
Localização: Zona urbana, Zona Industrial, Área Rural, Zona Turística, Área comercial.
Localidade espaços ao redor como praças, áreas verdes, transporte público, segurança, vista,
Serviços como bancos, mercados, clínicas, escolas, shoppings
Ano do imóvel: Ano de construção, anos de utilização, ano de urbanização, ano de melhorias ou reformas, Dimensões e profundidade dessas reformas.
Tipologia: Terenos: Urbano, Industrial, Comercial, rural ou agrícola
Tipo de Edificação
Lojas – Espaços comerciais
Garagens ou estacionamentos
Imóveis industriais
Área do imóvel: are de construção área útil, área dependente. Preço do m2 – Preço do m2 Novo e Preço do m2 usado.
Mercado Imobiliários: estado da procura, estado da oferta e taxas de juros praticadas.
Imagem ou aspecto visual: estado de conservação, ambiente decorado ou mobiliado, abandonado.


4o– Média do valor do metro quadrado das amostras.
Com suas amostras listadas faça uma media aritmética simples do preço do metro quadrado. Some o valor do metro quadrado de cada uma das amostras e divida pelo total de amostras.
5º – Média final do valor do metro quadrado
Para chegar ao valor de referência final do metro quadrado estipule o Intervalo de tolerância das amostras em 20% para mais e 20% para menos. Elimine as amostras que estão fora dos intervalos de tolerância e faça nova media aritmética apenas com as amostras restantes.
6º – Valor Médio Final estimado do imóvel com seus limites de valores inferiores e superiores.
Multiplique a metragem do imóvel avaliado,  pelo resultado da media final do metro (valor) quadrado das amostras para determinar o valor médio estimado do imóvel.
Os limites inferiores e superiores variam de 1% até 10% em relação ao valor médio estimado. Quanto mais precisa for a amostragem da avaliação menor será a variação dos limites.

Faça uma consulta sem compromisso de como avaliar seu imóvel.
Teremos prazer em analisar seu caso e indicar qual é a melhor forma e método de avaliação especificamente para você.
Perito Avaliador:
André L. Dietrich
Creci F16281
CNAI: 01640
Fone: (46) 98823-4526
Link Wattsapp: http://bit.ly/2hnMrJv



Nenhum comentário:

Postar um comentário